Você utiliza leite na dieta do seu cão?

Updated: Jan 12, 2018

Dica:

Hoje vamos falar sobre a utilização do leite e seus derivados na dieta de cães.

O principal carboidrato do leite é a lactose. O processo de digestão da lactose envolve a participação de uma enzima chama lactase. Essa enzima é responsável por clivar a lactose em açúcares simples (glicose e galactose), e assim permitir sua absorção no intestino e posterior utilização como fonte de energia para o cão. O que poucos sabem é que o principal alimento de um filhote pode vir a ser um alimento proibido na vida de um cão adulto.


A lactase é produzida e está presente no jejuno da maioria dos cães neonatos, mas muitas vezes não é produzida e está ausente nos cães adultos, assim eles não conseguem digeri-la. Na ausência da lactase, o carboidrato lactose, presente no leite e na maioria dos seus derivados, não é quebrado e nem absorvido pelo intestino e como consequência pode ser utilizado como fonte de energia pelas bactérias do trato gastrointestinal, provocando distensão e desconforto abdominal pelo excesso de formação de gases. Além disso, a lactose pode ter um efeito osmótico no trato gastrointestinal e levar a diarreia (Bradley G. K, 2014). Portanto sinal amarelo para este tipo de alimento. Evitar lactose na dieta de cães adultos é sempre a melhor escolha.

#leiteparacaes


Referências

Bradley G. Klein. Cunningham Tratado de Fisiologia Veterinária: A glândula mamária. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

73 views2 comments

Recent Posts

See All