Tipos de dietas para cães e gatos

Existem basicamente cinco tipos de dietas para cães e gatos, as quais podemos classificar em três categorias, ração industrializada, alimentação natural e mista.


As rações industrializadas estão disponíveis basicamente em três formas: 1) ração seca (umidade varia entre de 3 a 10%), este é o tipo mais comum de dieta utilizada para cães e gatos, por ser a mais econômica e prática para dia a dia. Essas rações são "completas e balanceadas", encontrado-se diversos tipos com balanceamento específico para diferentes categorias, como filhote, adulto, idoso, especifico para uma raça, animais em treinamento, animais com problemas crônicos ex. cardiopatas, entre outras. 2) rações úmidas (umidade varia entre 60 a 87%), são as rações enlatadas e em sachês e apresentam alto custo. Podem ser formuladas para serem "completas e balanceadas" ou para ser usada como um suplemento na alimentação do pet. 3) semi-úmida (umidade varia entre 15 a 30%) também vendida em porções individuais e com alto custo.


A alimentação natural é a utilização de alimentos frescos na dieta do animal. Esses alimentos podem substituir a utilização das dietas industrializadas por completo: 4) alimentação natural, ou parcialmente: 5) dieta mista. Esses tipos de dietas podem ser uma excelente escolha, porém se não forem feitas corretamente podem trazer sérios riscos para saúde do animal, dentre eles, desbalanceamento nutricional, problemas gastrointestinais, contaminação bacteriana e parasitária, entre outros. Por isso, sempre que optar por este tipo de dieta procure um profissional habilitado e com alto conhecimento em nutrição animal (Zooecnista ou veterinário especializado em nutrição). Este profissional será capaz de fazer o correto balanceamento da dieta, assegurando que essa esteja de acordo com as exigências diárias específicas do seu pet. Assim, você estará seguro de que ele terá uma boa nutrição, a base para uma vida longa e saudável.

19 views0 comments

Recent Posts

See All